A aula de musicalização não é uma aula para aprender um instrumento ou técnica de canto. É uma aula em que a música é usada como mecanismo para o desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências. Além disso, é trazer para perto dos alunos mais sensibilidade e entendimento com o mundo musical que ela já conhece. Dessa forma, a criança começa a entender e a ter uma apreciação criativa e até afetiva com os sons ao seu redor.
Tal como em outros assuntos, a musicalização pode ser estimulada desde tenra idade, em todo o convívio social da criança. Assim, a vivência musical fará com que se desenvolva ainda mais a musicalidade já na primeira infância.
Mas, afinal, o que a criança pode aprender com a música?
Várias coisas! Nas aulas de musicalização, são trabalhadas várias atividades lúdicas e intuitivas de forma a desenvolver no aluno uma maior sensibilização com a música. E, aliado a isso, a criança ganha uma nova percepção dos principais fundamentos musicais:
– Ritmo:
Ao trabalhar o ritmo, a criança melhora a sua própria coordenação motora.
– Melodia:
Cantar ajuda a desenvolver a fala e a concentração, bem como a rapidez de raciocínio, sobretudo nas conhecidas cantigas “destrava-línguas”.
– Harmonia:
Ao cantar e tocar ao mesmo tempo, é estimulada a harmonização sonora da criança. E quando isso é trabalhado em sala de aula, contribui para a socialização do grupo e o estímulo dos cinco sentidos dos alunos.
Com a musicalização, pretendemos criar um vínculo entre a música e a criança. E, ainda mais, desenvolver na criança o gosto pela música de qualidade. Ou seja, numa aula que para os pequenos é brincadeira, eles crescem e se desenvolvem de forma saudável, ampliando noções de cultura e vivência de mundo pela arte!